Locais de Interesse


Aldeia de Sande

Saindo da Praça 1.º de Maio de Arcos, tome a direcção da Aldeia de Sande, um dos Lugares desta freguesia, pequena povoação onde as chaminés parecem maiores que as casas.

No Lugar da Aldeia de Sande pode ainda dirigir-se á Taberna do antigo carteiro que se especializou em pombos fritos e deliciar-se com este delicioso prato.

Fonte das Bicas

Situada no mesmo edifício do Lavadouro Público da Freguesia.

Data de 28/05/1951. Desconhece-se se esta data é da construção ou de restauração.

Sabe-se que era ali que a população se deslocava com os cantaros de barro ou lata para apanharem a água e a utilizirem em casa.

Forno Comunitário

Servia a população em geral para confeccionar o pão semanalmente ou quinzenalmente. Era também utilizado para as épocas da Pascoa fazer os chamados “ Bolos Fintos” e “ Os Folares”. Foi recentemente reparado pela Junta de Freguesia de Arcos. Apesar de actualmente a sua utilização ser muita rara, tem servido essencialmente para actividades extracurriculares e assim mostrar às crianças de hoje como é o seu funcionamento e se confeccionavam ali os alimentos.

Igreja de Arcos

A igreja paroquial é do século XVI. Terá sido a data da sua edificação paroquial. Possibilitou tal construção Constança Esteves, autora de importante legado ao cabido da sé de Évora cerca de 1530.

Largo 25 de Abril

Tirar água à moda antiga. Era assim que se tirava água do poço, que nesta foto ficou retratado. Podemos encontrar um exemplar no Largo 25 de Abril desta freguesia. Era ponto de paragem obrigatória para a juventude e para os namorados se encontrarem.

Lavadouro Público

Lavadouro público da Freguesia, fica situado no Largo 1.º de Maio. Local onde as pessoas lavavam a roupa antes da existência da água canalizada e da utilização das máquinas de lavar roupa.

Ainda hoje, muito embora sejam poucas as pessoas, é utilizado diariamente.

Moinhos de Vento

Existiam cinco, agora apenas um prevalece no Monte da Vinha Grande. Destinavam-se a aproveitar a energia gratuita do vento para ter na agricultura ou no jardim água a custo reduzido.

Praça 1º de Maio

É o maior Largo da Freguesia. Serve de ponto de encontro, de toda a população. Situa-se aqui a Igreja Paroquial de Santo António. No Largo, informam quem tem a chave. Serve também de ponto de partida para todas as direcções.

É neste Largo que se realizam as festividades da Freguesia. Em Maio, as Festas em Honra de S. Sebastião, com a tradição da Bênção do gado. Em Agosto, as festas em honra do Padroeiro da Freguesia, o Santo António.

Tabernas

Quanto aos pontos de encontro, só tem que perguntar pelos Gatos, que, em genuínas tabernas com grandes Talhas de Barro para própria produção de vinho e o convívio cultural das tabernas se podem petiscar as delícias do Alentejo.